Graziela Maciel Barroso

Olá a todas e todos, como vão? Hoje conversaremos um pouco sobre uma cientista incrível que trabalhou na área da botânica e está presente no nosso primeiro livro “Brincando e Aprendendo sobre o meio ambiente – volume 1”. A Graziela Maciel Barroso, botânica, que foi responsável pela catalogação de vegetais em diferentes regiões do Brasil e que, em sua homenagem, conta com várias plantas batizadas com seu nome, tamanha a importância desta cientista e por isso ela é conhecida como a Primeira Dama da Botânica no Brasil!

A paixão e o interesse de Graziela pela botânica tiveram influência do seu marido, o agrônomo Liberato Joaquim Barroso, que lhe ensinou e transmitiu seus conhecimentos sobre o assunto, instigando assim a Graziela a seguir nessa trajetória, a qual ela se destacou.

Graziela começou a carreira como herborizadora e separadora de sementes no Horto Florestal do Rio de Janeiro. Após dois anos, ela foi aprovada em concurso para trabalhar no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, tornando-se assim a primeira mulher contratada por concurso a trabalhar no local. 

No começo de suas atividades, ela pesquisou sobre as plantas da família Asteraceae, identificando oito novos gêneros e oitenta e quatro espécies dessa família. Graziela ainda trabalhou com outras diversas famílias de plantas, mas se aprofundou na família das Mirtaceae (goiaba e pitanga) em seus últimos estudos. 

Graziela ingressou na antiga Universidade do Estado da Guanabara (atual Universidade do Estado do Rio de Janeiro), no curso de Biologia, concluindo o curso em 1962 e em 1973 defendeu sua tese de doutorado pela Universidade de Campinas. Como docente, ela atuou nas Universidades Federais do Rio de Janeiro e de Pernambuco, na Universidade Estadual de Campinas e na Universidade de Brasília. A cientista escreveu dois livros, que hoje são referência nos cursos de botânica: “Sistemática de angiospermos do Brasil”, em três volumes e “Frutos e sementes – morfologia aplicada à sistemática de dicotiledôneas”, além de mais de 50 publicações em artigos.

Todo o esforço e dedicação de Graziela, lhe renderam reconhecimentos e homenagens, tanto no Brasil quanto no exterior, como a condecoração da Presidência da República Ordem do Mérito Científico e a medalha de botânica do milênio Millenium Botany Award, sendo esta considerada de grande relevância, pois Graziela foi a única brasileira a receber esta condecoração, que é entregue aos botânicos dedicados à formação de pessoal na área, incrível não?!

A importância da Graziela na academia pode ser avaliada por meio de seus setenta e cinco orientandos e da descrição de onze novos gêneros e de cento e trinta e duas espécies de plantas, além dos quatro gêneros e oitenta e três espécies de plantas com o nome científico em sua homenagem.

As pessoas que conheceram e trabalharam com Graziela, enfatizam duas características importantes para compreender sua liderança e sucesso na botânica, sendo elas a generosidade em compartilhar saberes e o talento em despertar vocações. Que exemplo de pessoa, vocês não acham?


“Para qualquer área da botânica, o fator principal é amor, gostar do se faz. Tem muita gente que acha a sistemática chata, não, é a coisa mais linda você abrir uma flor, ver a morfologia de uma flor, procurar o nome dela, saber como ela vive, cresce {...}.” (Graziela Maciel Barroso)

E então, vocês já conheciam a Graziela Barroso e a sua importância na área da botânica?


Obrigada por lerem, muitos abraços, se cuidem, nos acompanhem no Instagram e nos vemos na quinta-feira com um jogo muito divertido!


Leatrice Talita Rodrigues, George Hideki Sakae, Camila Silveira e Glaucia Pantano 


Referências

CANAL CIÊNCIA IBICT. Graziela Maciel Barroso. Disponível em: https://canalciencia.ibict.br/ciencia-brasileira-3/notaveis/257-graziela-maciel-barroso. Acesso: 11 out. 2021.

INSTITUTO DE PESQUISAS JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO. MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Graziela Maciel Barroso. Disponível em: https://www.gov.br/jbrj/pt-br/assuntos/colecoes/arquivistica/graziela-maciel-barroso. Acesso: 11 out. 2021.


Comentários