Olá a todas e todos, como vão? Hoje conversaremos sobre a rede de saneamento básico e a sua importância no nosso dia-a-dia. O saneamento básico é um serviço fundamental para o bem-estar da população e, apesar da sua importância, você sabia que mais de 2,3 bilhões de pessoas no mundo não possuem acesso a nenhum serviço da rede de saneamento?
A rede de saneamento básico compreende um conjunto de serviços como: a distribuição de água potável, a coleta e o tratamento de esgoto, a drenagem urbana e também a coleta de resíduos sólidos. A distribuição de água potável é essencial para as pessoas e seu acesso seguro é realizado por meio do tratamento e distribuição que são disponibilizados por uma companhia de saneamento. Você sabe qual é a companhia de saneamento da região onde mora? Deixa nos comentários! As casas recebem água que vem das estações de tratamento de água (ETA), passando por oito etapas antes de chegar às residências: captação, adução, coagulação, floculação, decantação, filtragem, desinfecção e reservação.
A coleta e o tratamento de esgoto é realizado pelas estações de tratamento de esgoto (ETE), onde passam por diferentes fases de tratamento como: gradeamento, desarenação, tratamento biológico, decantação e descarte. Este serviço tem uma evolução lenta desde o início de seu desenvolvimento, e ainda 6 em cada 10 pessoas, no mundo, não contam com este serviço. De acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), a coleta e o tratamento de esgoto é um dos itens que mais causa interferência na meta de universalizar serviços relacionados ao saneamento básico até 2030.
A drenagem urbana está relacionada com as águas da chuva, e um plano de drenagem nas cidades é fundamental para o impedimento de corpos hídricos assoreados pela pavimentação excessiva, evitando alagamentos e inundações que possam prejudicar a cidade e a sua população residente.
A coleta de resíduos sólidos trata da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, coletando e tratando o lixo urbano e é responsável por conduzir todo o lixo para locais de tratamento e disposição final, os centros de tratamento de resíduos sólidos (CTRS). Cada tipo de lixo possui tratamento e disposições diferentes, o que chamamos de coleta seletiva e onde temos um dos maiores potenciais da economia circular, a qual tem como um de seus objetivos o reaproveitamento da matéria prima desses materiais em outros processos.
A rede de saneamento básico tem ligação direta com a saúde única. Dessa maneira, quanto maior for o acesso ao saneamento, menor será a mortalidade infantil, a taxa de internações por doenças relacionadas a falta de saneamento e maior será o bem-estar e longevidade da população.
A rede de saneamento básico possui um impacto direto na saúde, qualidade de vida e no desenvolvimento da sociedade!
E então, vocês conheciam a rede de saneamento básico? O que acharam sobre?
Obrigada por lerem, muitos abraços, se cuidem, nos acompanhem no Instagram e nos vemos na quinta-feira com um jogo muito divertido!
Amanda Ribeiro da Rocha, George Hideki Sakae, Camila Silveira e Glaucia Pantano
Referências
BRK AMBIENTAL. Quais são os serviços de saneamento e os seus impactos para a sociedade?, c2019. Disponível em: https://blog.brkambiental.com.br/servicos-de-saneamento/. Acesso: 14 set. 2021.
EOS – ORGANIZAÇÃO E SISTEMAS. O que é e quais são os serviços de saneamento básico?, c2020. Disponível em: https://www.eosconsultores.com.br/saneamento-basico/. Acesso: 14 set. 2021.
IBGE. PNSB – Pesquisa Nacional de Saneamento Básico. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/multidominio/meio-ambiente/9073-pesquisa-nacional-de-saneamento-basico.html?=&t=o-que-e. Acesso: 14 set. 2021.
PORTAL DA INDÚSTRIA. Entenda a realidade do saneamento básico no Brasil. Disponível em: http://www.portaldaindustria.com.br/industria-de-a-z/saneamento-basico/. Acesso: 14 set. 2021.
Comentários
Postar um comentário