Margaret S. Collins, a senhora dos cupins

Olá a todas e todos, como vão? Hoje conversaremos sobre uma cientista incrível que está presente no nosso primeiro livro “Brincando e Aprendendo sobre o Meio Ambiente – Volume 1” e a importância dos cupins. Margaret S. Collins foi a primeira mulher afro-estadunidense a receber um PhD em entomologia, além de ter sido uma ativista pela liberdade no Movimento dos Direitos Civis. Seu maior reconhecimento se deu devido aos  seus estudos com cupins. 

Os cupins exercem um papel ecológico muito importante no meio ambiente. Eles utilizam a celulose das plantas como alimento, assim são responsáveis pela decomposição de madeiras mortas. Também colaboram para a aeração e drenagem da terra, o que contribui para a fertilidade das florestas e ciclagem dos nutrientes do solo.

Geralmente os cupins são mais frequentes em florestas tropicais, existindo mais de 1.500 espécies de cupins. Eles constroem seus ninhos, denominados cupinzeiros, em bosques ou debaixo da terra. É comum que ninhos subterrâneos despontem acima do solo, formando montículos ou torres. Seus ninhos costumam ser feitos de argila, terra e madeira mastigada. 

Os cupins vivem em grupos organizados, que são colônias. Nas colônias vivem três tipos de cupim: os operários, os soldados e o casal reprodutor e cada classe de cupim exercerá uma função dentro da colônia. O casal reprodutor é composto de uma rainha e um rei, esse tipo de cupim tem asas e olhos, a rainha possui mais de dez centímetros de comprimento e o rei costuma ser menor. As rainhas podem botar de 3 mil a 5 mil ovos por dia. 

Os cupins operários e soldados não possuem asas e são cegos, além de medir menos de um centímetro de comprimento. Os operários trazem alimento para a colônia enquanto que os soldados protegem a colônia das formigas. 

Como o principal alimento dos cupins é a madeira, eles atacam árvores, casas e móveis, porém também ajudam a natureza transformando madeiras podres em nutrientes que podem ser utilizados por plantas e bactérias. 

E neste cenário temos Margaret S. Collins, uma cientista de campo que viajou por toda a sua carreira a fim de estudar os cupins e foi a primeira mulher afro-americana a receber um PhD em entomologia. Após se tornar pesquisadora sênior em 1983, ela continuou a estudar cupins e classificar suas diversidades, descobrindo uma nova espécie em 1989. 

Suas conquistas são impressionantes, e se tornam mais destacáveis percebendo as adversidades que Margaret teve que enfrentar em sua vida e carreira na academia por ser mulher e negra durante uma era de extrema segregação e discriminação, assim Margaret não era apenas uma cientista extraordinária, como também uma ativista pelos direitos e liberdade de pessoas negras. 

Margaret S. Collins é uma inspiração como cidadã e como cientista, mudando a visão das pessoas em relação aos cupins e se tornando a “Senhora dos Cupins”. 


Os cupins desempenham um papel ecológico muito importante, e os estudos de Margaret S. Collins foram essenciais para esse entendimento!

 

E então, vocês conheciam esta cientista incrível? E sabiam sobre a importância dos cupins?  


Obrigada por lerem, muitos abraços, se cuidem, nos acompanhem no Instagram e nos vemos na quinta-feira com um jogo muito divertido!


Amanda Ribeiro da Rocha, George Hideki Sakae, Camila Silveira e Glaucia Pantano 


Referências

BRITANNICA ESCOLA. Cupim. Disponível em: https://escola.britannica.com.br/artigo/cupim/482660. Acesso: 06 set. 2021.

ETHOGRAM. Science Heroes: Dr. Margaret S. Collins, the “Termite Lady”, c2020. Disponível em: https://theethogram.com/2020/11/17/science-heroes-dr-margaret-s-collins-the-termite-lady/. Acesso: 06 set. 2021. 

IMUNIZADORA HOFFMANN. Qual é a importância dos cupins, mesmo? Disponível em: https://ihoffmann.com.br/blog/qual-e-a-importancia-dos-cupins-mesmo/. Acesso: 06 set. 2021.  

LEWIS, V. R. Child Prodigy, Pioneer Scientist, and Women and Civil Rights Advocate: Dr. Margaret James Strickland Collins (1922–1996). Florida Entomologist, v. 99, n. 2, p. 334-336, 2016.

TRACEY, L. Margaret S. Collins, pioneering black entomologist. Disponível em: https://daily.jstor.org/margaret-s-collins-pioneering-black-entomologist/. Acesso: 06 set. 2021.


Comentários