Olá a todas e todos, como vão? Hoje conversaremos sobre as áreas úmidas e a importância delas para o nosso planeta. As áreas úmidas são ecossistemas essenciais para a fauna, a flora e a humanidade e, são situadas entre a água e o solo, regulando as águas em extensas regiões.
As áreas úmidas são ecossistemas complexos que compreendem desde as áreas marinhas e costeiras até as áreas continentais e as artificiais. Classificam-se, no mundo, 42 tipos de zonas úmidas, dentre elas lagos, manguezais, pântanos, etc.
Estas áreas são extremamente importantes para a biodiversidade, pois abrigam inúmeras espécies endêmicas, que são formas de vida que podem viver em apenas um lugar específico. São regiões essenciais para os anfíbios, répteis e aves migratórias, os quais dependem desses lugares para reprodução e/ou migração, além de fazerem parte do ciclo de reprodução de grande parte dos peixes.
Ademais, as áreas úmidas reabastecem os aquíferos, que são fontes de água doce e fazem o processo de adaptação e redução das mudanças climáticas, pois são ambientes que retiram grandes quantidades de carbono do ar.
Com uma degradação cada vez mais acentuada no planeta, cerca de 60% das áreas úmidas desapareceram, comprometendo, principalmente, as populações que obtinham alimentos desses locais. Assim, a Convenção de Ramsar, na cidade iraniana Ramsar, foi criada em 1971 para promover ações de conservação e o uso racional das zonas úmidas. Atualmente, 150 países assinam este tratado, incluindo o Brasil. A Convenção foi fundamental para motivar ações internacionais de conservação e do uso sustentável das áreas úmidas e de seus recursos naturais.
Doze áreas úmidas brasileiras são cadastradas na Convenção de Ramsar, sendo elas: Área de Proteção Ambiental das Reentrâncias Maranhenses (MA); Área de Proteção Ambiental da Baixada Maranhense (MA); Parque Estadual Marinho do Parcel de Manuel Luís (MA); Parque Nacional do Araguaia – Ilha do Bananal (TO); Parque Nacional da Lagoa do Peixe (RS); Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense (MT); Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (AM); Reserva Particular do Patrimônio Natural SESC Pantanal (MT); Reserva Particular do Patrimônio Natural Fazenda Rio Negro (MS); Parque Nacional Marinho dos Abrolhos (BA); Parque Estadual do Rio Doce (MG); e Parque Nacional do Cabo Orange (AP).
As áreas úmidas funcionam como fonte de biodiversidade em todos os níveis e cumprem um papel relevante de caráter econômico, cultural e recreativo!
E então, vocês conheciam sobre as áreas úmidas? O que acharam sobre?
Obrigada por lerem, muitos abraços, se cuidem, nos acompanhem no Instagram e nos vemos na quinta-feira com um jogo muito divertido!
Amanda Ribeiro da Rocha, George Hideki Sakae, Camila Silveira e Glaucia Pantano
Referências
ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Áreas úmidas são essenciais para a biodiversidade, c2015. Disponível em: https://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/4-destaques/6700-areas-umidas-sao-essencias-para-a-biodiversidade. Acesso: 09 ago. 2021.
PENSAMENTO VERDE. O que são áreas úmidas e qual a sua importância?, c2016. Disponível em: https://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/o-que-sao-areas-umidas-e-qual-a-sua-importancia/. Acesso: 09 ago. 2021.
WWF. O que são áreas úmidas?. Disponível em: https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/ questoes_ambientais/areas_umidas/. Acesso: 09 ago. 2021.
Comentários
Postar um comentário