Você sabe o que é a poluição química dos rios?

Olá a todas e todos, como vão? Hoje conversaremos sobre a poluição química dos rios e como esta afeta as nossas vidas. Diferentes tipos de poluição estão ganhando muito espaço no nosso cotidiano, estando cada vez mais presentes e trazendo consequências sérias não só para o meio ambiente, mas também para a saúde de todos os seres vivos. A poluição química dos rios afeta um dos nossos recursos naturais mais preciosos, a água, e devemos entender as suas causas, consequências e, principalmente, as maneiras de evitá-la. A qualidade da água sempre foi um fator crucial do bem-estar do ser humano.

A poluição química dos rios é a contaminação ambiental das águas de rios que geralmente é gerada pelo descarte incorreto de produtos químicos. Esses produtos, inseridos de maneira indevida na natureza, provocam reações que irão desequilibrar o meio ambiente, característica de todos os tipos de poluição. 

A causa dessa poluição pode ser intencional ou acidental. Geralmente é mais comum ser de maneira intencional, afinal muitas indústrias despejam seus rejeitos, produtos químicos, em rios, lagos ou diretamente na rede de esgoto da cidade, não fazendo o devido tratamento e destinação desses produtos. O uso excessivo e irregular de pesticidas, na maioria das vezes visto em zonas rurais, também pode ser uma das causas dessa poluição. Resíduos perigosos descartados de maneira incorreta são lixiviados para as águas subterrâneas e acabam sendo liberados como água poluída em corpos aquáticos.

As consequências dessa poluição são tornar o ambiente onde esse resíduo ou produto foi incorretamente descartado impróprio para a vida da fauna e flora e permitir a possibilidade de contaminação de organismos de ambientes distantes por meio da cadeia alimentar, afinal muitos poluentes podem se acumular nos organismos.

Os principais poluentes químicos são produtos tóxicos minerais (sais de metais potencialmente tóxicos, sais minerais, mercúrio, chumbo, zinco, cádmio, níquel, ácidos e bases) e produtos tóxicos orgânicos (fenóis, hidrocarbonetos). 

E então, se tivermos um ambiente poluído, como fazemos a descontaminação? O processo de descontaminação pode ser caro, difícil e demorado, fazendo com que os ambientes aquáticos acabem ficando inutilizáveis por longos períodos. Assim, o melhor a se fazer é evitar essa contaminação exigindo dos órgãos públicos maiores fiscalizações, pressionando as indústrias para realizar o tratamento correto dos seus dejetos e promovendo a reeducação e sensibilização das pessoas sobre o tema. 

A poluição química dos rios deve ser evitada para preservarmos nosso meio ambiente e a saúde de todos os seres vivos!

E então, vocês conheciam sobre a poluição química dos rios? O que acharam sobre?


Obrigada por lerem, muitos abraços, se cuidem, nos acompanhem no Instagram e nos vemos na quinta-feira com um jogo muito divertido!


Amanda Ribeiro da Rocha, George Hideki Sakae, Camila Silveira e Glaucia Pantano 


Referências

BEZERRA, K. Poluição química dos rios, c.2015. Disponível em: https://www.estudopratico.com.br/poluicao-quimica-dos-rios/. Acesso: 26 jul. 2021. 

BRK AMBIENTAL. Poluentes da água: é preciso conhecer os principais agentes de contaminação, c.2020. Disponível em: https://blog.brkambiental.com.br/poluentes-da-agua/. Acesso: 26 jul. 2021. 

DONATO, C. J.; ASTOLPHI, J. L. L.; ULIANA, M. R. Efeitos da poluição em mananciais e rios nos ambientes urbanos. In: Simpósio Brasileiro Online – Gestão Urbana, 1., 2017. Anais... Anap, 2017, p. 45-57. 

ECYCLE. Poluição química: o que é, agentes e consequências ambientais, c.2015. Disponível em: https://www.ecycle.com.br/poluicao-quimica/. Acesso: 26 jul. 2021. 

GARCIAS, C. M.; AFONSO, J. A. C. Revitalização de rios urbanos. Revista Eletrônica de Gestão e Tecnologias Ambientais, v. 1, n. 1, p. 131-144, 2013.

Comentários