Você sabe da importância de se preservar os manguezais?

Olá a todas e todos, como vão? Hoje conversaremos sobre a importância da preservação  das áreas de manguezal e uma cientista incrível que trabalhou com essa temática e que está presente no nosso primeiro livro “Brincando e Aprendendo sobre o meio ambiente – volume 1” foi Marta Vannucci, a qual podemos considerar uma autoridade mundial no assunto, com vários trabalhos científicos publicados. Por meio dos seus estudos, é possível entender melhor sobre os manguezais e seus aspectos relativos à preservação e a relação com o ser humano.

O manguezal é considerado um ecossistema costeiro de transição entre o ambiente terrestre e marinho, característico de regiões tropicais e subtropicais, sujeito ao regime de marés, sendo seu desenvolvimento datado de aproximadamente há 5 mil anos. No mundo existem cerca de 162 mil km2 de manguezais e no Brasil são cerca de 25 mil km2 distribuídos desde o Amapá até Laguna, em Santa Catarina.

O manguezal é um ecossistema único que mistura água doce com água salgada, o que resulta em um local com uma abundante biodiversidade, complexo e muito sensível às mudanças climáticas, além de evitar processos de erosão e assoreamento de praias, protegendo milhares de pessoas que vivem nas áreas costeiras, e é também uma importante contribuição econômica para o turismo e pesca artesanal. Este ecossistema é considerado o mais produtivo do mundo e importantes sequestradores e estocadores de carbono na biomassa e no solo.

Manguezais são reconhecidos à distância pela sua vegetação característica e exclusiva, pois estes crescem em um ambiente de água salgada ou salobra com um solo lodoso (uma mistura de lama e areia). Algumas das características marcantes da vegetação do manguezal são suas raízes aéreas, importantes para sua sustentação nesse ambiente tão diferenciado, além de servir como substrato para algas, abrigo e alimento para vários animais.

Diferentemente da flora, a fauna do manguezal não é exclusiva deste ecossistema e abriga várias espécies de mamíferos, répteis, crustáceos, aves, peixes, insetos e muitos outros. O manguezal pode ser considerado um berçário da vida marinha, pois muitas espécies de animais usam esta região para a desova e crescimento de seus filhotes.

Os manguezais e demais ecossistemas costeiros estão sendo progressivamente devastados, por meio da urbanização desordenada nas proximidades, poluição das águas, obras de dragagens, entre outros, que aos poucos vão alterando ou consumindo este ecossistema. Estima-se que, no Brasil, aproximadamente 25% da área de manguezal já tenha se perdido, devido ao desenvolvimento costeiro inadequado.

E não podemos falar de manguezal sem citar a Marta Vanucci, bióloga, que dedicou sua vida a pesquisar os mangues. Foi uma das autoras da Carta do Manguezais e publicou diversos livros, entre eles “Os mangues e nós”. Em 1949 foi convidada para trabalhar na Seção da Fauna Marítima do Instituto Paulista de Oceanografia e foi uma das fundadoras do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IOUSP) e a primeira mulher a assumir a direção da entidade. Marta também foi a primeira mulher membra titular da Academia Brasileira de Ciências (1966) e por mais de 20 anos foi consultora da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em 23 países da Ásia e África. Incrível não?


O manguezal é um ecossistema complexo e um dos mais produtivos do mundo, por isso é tão importante a sua preservação!

E então, vocês já conheciam os manguezais e toda a sua diversidade?


Obrigada por lerem, muitos abraços, se cuidem, nos acompanhem no Instagram e nos vemos na quinta-feira com um jogo muito divertido!


Leatrice Talita Rodrigues, George Hideki Sakae, Camila Silveira e Glaucia Pantano 


Referências

ARTECULT – Arte, Conhecimento e Transformação. Marta Vannucci: Pioneira da oceanografia brasileira é homenageada pela Turma da Mônica e escolhida como patrona da edição 2021 do Mergulho na Ciência USP. Disponível em: http://artecult.com/marta-vannucci-homenageada-pela-turma-da-monica/. Acesso em 26 ago. 2021.

CANAL CIÊNCIA IBICT. Marta Vannucci. Disponível em: https://canalciencia.ibict.br/ciencia-brasileira-3/notaveis/270-marta-vannucci. Acesso: 26 ago. 2021. 

ICMBIO – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Atlas dos Manguezais do Brasil. Brasília. 2018. Disponível em: https://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/manguezais/atlas_dos_manguezais_do_brasil.pdf. Acesso em: 26 ago. 2021.

PORTAL DE ECOLOGIA AQUÁTICA. O ecossistema manguezal. Disponível em: http://ecologia.ib.usp.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=70&Itemid=409. Acesso: 26 ago. 2021. 

ZONA COSTEIRA.IBO.UFBA.BR. Manguezais. Disponível em: http://www.zonacosteira.bio.ufba.br/Manguezais.html. Acesso: 26 ago. 2021.

WWF – World Wide Fund for Nature. Mangue. Disponível em: https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/reducao_de_impactos2/programa_marinho/mangues/. Acesso: 26 ago. 2021. 


Comentários