Você sabe qual a origem e o destino do plástico que usamos diariamente?

Olá a todas e todos, como vão? Hoje conversaremos sobre os resíduos sólidos urbanos (RSU), dando destaque para o plástico. Os RSU são todos os materiais, objetos ou bens, que foram descartados e são resultados das ações humanas na sociedade, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). 

Os RSU podem ser classificados quanto à sua composição, sendo as principais: matéria orgânica, vidro, plástico, metal e papel/papelão. Cada um desses terá uma destinação diferente, mas esta tem que ser ambientalmente correta. A destinação de resíduos sólidos inclui a reutilização, a reciclagem, a compostagem, a recuperação e o aproveitamento energético, além de outras destinações que possam ser admitidas por órgãos ambientais. 

Algumas ações que você pode fazer em sua casa incluem: reduzir a produção de resíduos; aumentar a reutilização e realizar a reciclagem ambientalmente correta. Outras ações você pode conferir no nosso texto sobre os 5Rs

Agora que aprendemos um pouco sobre os RSU, vamos falar sobre um desses resíduos, o plástico. O plástico é produzido a partir do petróleo, o qual é constituído de muitos compostos orgânicos. Após isso, o plástico chega até nós por meio dos aparelhos celulares, das escovas de dentes, dos cosméticos, dos componentes de veículos, dos utensílios de cozinha e muito mais, afinal quase todas as coisas ao nosso redor tem plástico, tornando-o um dos resíduos mais presentes em nosso cotidiano! 

Dentre as classificações possíveis, tem-se os termoplásticos (que são recicláveis) e termorrígidos (que não são recicláveis) e dividem-se em sete categorias: PET (poli(tereftalato de etileno)), PEAD (polietileno de alta densidade), PVC (poli(cloreto de vinila)), PEBD (polietileno de baixa densidade), PP (polipropileno), PS (poliestireno) e outros plásticos. Conta para a gente, nos comentários, quais desses você já conhecia! 

No Brasil, a reciclagem do plástico possui um índice muito baixo quando comparado com o aproveitamento dos resíduos metálicos, sendo menos de 2%, enquanto que no mundo tem-se uma média de 20%. De todo modo, é importantíssimo que seja realizada a destinação correta desse resíduo, pois o descarte errado pode ser muito nocivo para o ambiente e para a saúde humana e animal. 

Assim, devemos cuidar para que o destino final desses plásticos não seja inadequado, primeiramente diminuindo seu uso (dando preferência a outros tipos de materiais menos nocivos), reutilizando-os (podemos utilizar para armazenamento de muitas coisas), destinando-os para a reciclagem (quando forem recicláveis), ou para aterros sanitários (quando não forem recicláveis, podendo também utilizá-los para artesanatos ou decoração).  

O manejo ambientalmente sustentável desse resíduo estimula a preservação dos recursos naturais, a minimização da poluição e a diminuição da quantidade de lixo que vai para os aterros sanitários!

E então, vocês conheciam os RSU? E refletiram um pouco sobre o uso do plástico?


Obrigada por lerem, muitos abraços, se cuidem, nos acompanhem no Instagram e nos vemos na quinta-feira com um jogo muito divertido!


Amanda Ribeiro da Rocha, George Hideki Sakae, Camila Silveira e Glaucia Pantano 


Referências

CARRANÇA, T. Consumo de plásticos explode na pandemia e Brasil recicla menos de 2% do material, c.2021. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-55131470. Acesso: 19 jun. 2021.

ECYCLE. Dá onde vem e o que são plásticos?, c.2011. Disponível em: https://www.ecycle.com.br/de-onde-vem-e-o-que-sao-os-plasticos/. Acesso: 11 jun. 2021.

PROTEGEER – COOPERAÇÃO PARA A PROTEÇÃO DO CLIMA NA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS. O que são resíduos sólidos?, c.2018. Disponível em: http://protegeer.gov.br/rsu/o-que-sao. Acesso: 11 jun. 2021. 

VG RESÍDUOS. Conheça os melhores métodos de reaproveitamento e destinação do plástico, c.2018. Disponível em: https://www.vgresiduos.com.br/blog/conheca-os-melhores-metodos-de-reaproveitamento-e-destinacao-do-plastico/. Acesso: 11 jun. 2021.  

VG RESÍDUOS. Resíduos sólidos: o que são, legislação a respeito e como destinar e tratar corretamente, c.2020. Disponível em: https://www.vgresiduos.com.br/blog/residuos-solidos-o-que-sao-legislacao-a-respeito-e-como-destinar-e-tratar-corretamente/. Acesso: 11 jun. 2021. 


Comentários