Você sabe o que são ecossistemas aquáticos?

Olá a todas e todos, como vão? Hoje conversaremos sobre ecossistemas aquáticos e como a poluição pode prejudicar este meio ambiente. Um ecossistema se caracteriza por representar um determinado ambiente onde organismos interagem entre si, sendo dependentes uns dos outros e assim mantém-se o equilíbrio e a continuidade da vida. E quais são os ecossistemas aquáticos existentes? Eles são divididos em ecossistema marinho e dulcícola.

O ecossistema marinho consiste em ambientes de água salgada, que representam a maior parte da superfície do planeta, com grande diversidade de vida. 

O ecossistema dulcícola compreende os ambientes de água doce, como lagos, rios, lagoas e córregos e também possui grande diversidade de vida.

O equilíbrio desses ecossistemas é de extrema importância, pois se trata de um bem natural e vital para a manutenção da vida de todos os organismos vivos da Terra, a água!

Porém, estes ecossistemas são altamente afetados pelas atividades humanas, seja no próprio ambiente aquático ou no ambiente terrestre. E esses impactos geram consequências de curto, médio e longo prazo. Uma destas consequências  pode ser a eutrofização. Mas o que é a eutrofização?

A eutrofização é o que poderíamos chamar de “fertilização” das águas. É um processo que ocorre continuamente por meio do acúmulo de nutrientes dissolvidos na água, principalmente os elementos químicos fósforo e nitrogênio, que irão alimentar algas, peixes e outros organismos aquáticos. A eutrofização pode ser um processo natural ou artificial. 

A natural é a que ocorre com o transporte de nutrientes por meio das chuvas e águas superficiais para o ambiente aquático, de modo a contribuir para o equilíbrio ecológico do meio.

A artificial é resultante das diversas atividades industriais e agrícolas além do esgoto doméstico, que quando despejado nas águas sem um tratamento adequado, provoca o acúmulo de uma quantidade de nutrientes maior que a normal nos sistemas aquáticos, promovendo o crescimento acelerado de plantas aquáticas e algas, muitas vezes tóxicas, que diminuem a qualidade da água e podem ser um risco à saúde de todo o ecossistema que depende desse recurso hídrico.

E o que fazer para controlar a eutrofização artificial? Deve-se diminuir o lançamento de nutrientes em excesso para os corpos aquáticos, tratando os esgotos urbanos e efluentes industriais e diminuindo o uso excessivo de agrotóxicos na agricultura. Você pode contribuir em sua casa também, adquirindo alimentos orgânicos, produtos de limpeza biodegradáveis e diminuindo o uso de detergentes em pó e líquido que contém o elemento químico fósforo, um dos principais nutrientes causadores da eutrofização.


Os ecossistemas aquáticos são fundamentais para a manutenção da vida na Terra, seja para a preservação da biodiversidade, seja para a sobrevivência humana!

E então, vocês conheciam os ecossistemas aquáticos e o processo de eutrofização?


Obrigada por lerem, muitos abraços, se cuidem, nos acompanhem no Instagram e nos vemos na quinta-feira com um jogo muito divertido!


Leatrice Talita Rodrigues, George Hideki Sakae, Camila Silveira e Glaucia Pantano 


Referências

AMBIENTE BRASIL. Impactos, recuperação e conservação de ecossistemas aquáticos. Disponível em: https://ambientes.ambientebrasil.com.br/agua/artigos_agua_doce/impactos_recuperacao_e_conservacao_de_ecossistemas_aquaticos.html. Acesso em 28 jun. 2021.

ECYCLE. O que é eutrofização? Disponível em: https://www.ecycle.com.br/eutrofizacao/. Acesso: 28 jun. 2021. 

INFOESCOLA. Ecossistemas aquáticos. Disponível em: https://www.infoescola.com/biologia/ecossistemas-aquaticos/. Acesso: 28 jun. 2021. 

SOUZA, R. A. L. Ecossistemas aquáticos: tópicos especiais. Universidade Federal Rural da Amazônia (EDUFRA). 314p. Belém-PA, 2018. Disponível em: https://portaleditora.ufra.edu.br/images/ecossistemas_aquaticos_ok.pdf. Acesso: 28 jun. 2021.


Comentários