Você sabe o que são aditivos alimentares e sua utilidade?

Olá a todas e todos, como vão? Hoje conversaremos sobre aditivos alimentares, porque são usados, seus benefícios e malefícios. Produzir alimentos para venda, que sejam de boa qualidade, não é uma tarefa fácil enfrentada pelas indústrias alimentícias. Alguns produtos ao longo do tempo podem perder cor e sabor, consistência e até mesmo estragar!

Para tentar contornar essa situação, as indústrias fazem uso de uma série de aditivos alimentares, com o intuito de aumentar o prazo de validade e deixar o produto mais atrativo para os consumidores. Mas afinal, o que são os aditivos alimentares? 

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), “são substâncias intencionalmente adicionadas aos alimentos sem o propósito de nutrir, com objetivo de modificar as características físicas, químicas, biológicas ou sensoriais, desde a fabricação do alimento até chegar à mesa do consumidor”.

Alguns exemplos de aditivos alimentares são: antioxidantes, corantes, conservantes, aromatizantes, estabilizantes, entre outros. O uso destes aditivos deve ser limitado a alimentos específicos e ao menor nível necessário para alcançar o efeito desejado, sem superar os valores de uma dosagem diária aceitável.

E quais são as vantagens de usar os aditivos alimentares? Uma das principais vantagens é a maior vida útil dos alimentos e a garantia de segurança de comprar um alimento que esteja conservado para o seu consumo. E as desvantagens? Se usados em excesso podem trazer prejuízos à saúde como desenvolver algum tipo de doença e reações alérgicas, por isso devem ser controlados e quando possível evitados.

E como posso evitar aditivos alimentares? É por meio do consumo de alimentos orgânicos e in natura (sem serem processados), pois são livres destas substâncias. Se procurarmos com atenção, podemos encontrar produtos industrializados sem aditivos ou com aditivos naturais à base de frutas!

Por isso a importância de ler e entender o que dizem os rótulos presentes nas embalagens dos produtos, para verificar o que estamos comprando e consumindo. Devemos, sempre que possível, evitar o consumo de alimentos ultraprocessados, que contém muitos aditivos, e priorizar os alimentos in natura, resgatando assim hábitos alimentares mais saudáveis.

 

Os aditivos alimentares antes de serem autorizados para uso devem ser submetidos a avaliações toxicológicas, para garantir a segurança no consumo e sem interferir desfavoravelmente no valor nutritivo do alimento.

E então, vocês conheciam sobre os aditivos alimentares? Como anda a sua alimentação?


Obrigada por lerem, muitos abraços, se cuidem, nos acompanhem no Instagram e nos vemos na quinta-feira com um jogo muito divertido!


Leatrice Talita Rodrigues, George Hideki Sakae, Camila Silveira e Glaucia Pantano 


Referências

BRAGA, L. V. M.; SILVA, A. R. C. S.; ANASTÁCIO, L. R. Levantamento de aditivos alimentares em produtos alimentícios voltados para o público infantil. Segurança Alimentar e Nutricional. Campinas, v.28,p.1-8, 2021. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/san/article/view/8659994/26392. Acesso em: 28 jun. 2021.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância Sanitária. Portaria nº 540, 27 de outubro de 1997. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/svs1/1997/prt0540_27_10_1997.html. Acesso em 28 jun. 2021.

FERREIRA, F. S. Aditivos alimentares e suas reações adversas no consumo infantil. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, Três Corações, v.13, n.1, p.397-407, 2015. Disponível em: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1845. Acesso em: 28 jun. 2021.

IFOPE EDUCACIONAL. Aditivos alimentares, o que são, para que servem e suas vantagens e desvantagens. Disponível em: https://blog.ifope.com.br/aditivos-alimentares/. Acesso: 28 jun. 2021.


Comentários