Quem é Alessandro Feitosa Machado?

Olá a todas e todos, como vão? Hoje conheceremos um cientista incrível e um pouco de sua pesquisa que está presente em nosso novo livro “Brincando e Aprendendo sobre Pesquisa Científica – Volume 1!

Alessandro Feitosa Machado é um cientista que trabalha com Instrumentação Analítica, Química Ambiental e Auditorias Ambientais, e atualmente é Coordenador Geral do Projeto Rondon, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Muito interessante, né? 

O professor Alessandro Feitosa Machado realizou pesquisas na França para estudar sobre as áreas úmidas, em especial, os manguezais. O estudo foi feito para medir as consequências de um período de seca e cheia nos solos e nas águas superficiais das áreas úmidas do rio Rôdano e do rio Ain. Nesta pesquisa, ele também estudou o risco de eutrofização da referida área úmida, sendo que a eutrofização é um processo que ocorre no ambiente aquático devido ao aumento de nutrientes, principalmente nitrogênio e fósforo, e promove um crescimento desordenado de plantas aquáticas.

As áreas úmidas estão localizadas entre a água e o solo e possuem uma enorme biodiversidade. Os manguezais, campos alagáveis e pântanos são exemplos dessas áreas. O tamanho dessas áreas depende da variação dos níveis de água, que podem passar por épocas de cheia e de seca. Apesar de serem importantes, as regiões úmidas vêm sofrendo com os impactos que estão relacionados ao aquecimento global. As grandes secas e o aumento da temperatura estão alterando o ciclo da água. Assim, quando as ações humanas aceleram o aquecimento global, geram mudanças negativas no funcionamento dessas áreas.

A pesquisa realizada pelo Alessandro é importante, pois permite entender a influência das mudanças climáticas nas áreas úmidas.

Que muitas pessoas sejam inspiradas pelo cientista Alessandro e seu trabalho incrível!


Obrigada por lerem, muitos abraços, se cuidem, nos acompanhem no Instagram e nos vemos na quinta-feira com um jogo muito divertido sobre o cientista Alessandro!


Amanda Ribeiro da Rocha, George Hideki Sakae, Camila Silveira e Glaucia Pantano


 

Comentários